Tempo de leitura: 4 minutos
Estudo de caso

Especialista do Google responde a perguntas frequentes sobre a metodologia de Growth para startups

Homem sentado posando para foto. 00:00

Growth Talks Por Antoine Curti, Account Strategist do Google

Growth hacking – ou apenas growth, para os mais familiarizados – é o nome que se dá ao conjunto de estratégias que têm como objetivo principal o crescimento de um negócio. A base é simples: primeiro, é preciso focar no problema a ser resolvido; em seguida, pensar em possíveis melhorias; depois, testar as ideias que vão resultar nessas soluções. Dessa forma, é possível saber o que funciona ou não para o negócio, para seguir implementando o que deu certo, revertendo em crescimento – ou seja, growth.

No vídeo acima, Antoine Curti, especialista no assunto, respondeu algumas dúvidas frequentes sobre growth. No bate-papo, ele também compartilhou dicas de como estruturar essa área dentro de uma empresa e quais as habilidades necessárias para montar um time focado em crescimento.

Com uma sólida carreira na área, Antoine já foi Head de Marketing e Growth na fintech Blu365 e fundador da Drafteam, startup de games que participou do Programa de Residência do Google for Startups. Atualmente, é Account Strategist no Google, com foco em performance, além de professor de Growth na Tera, startup de educação que também fez parte do Programa de Residência.

Growth como metodologia de trabalho

"Para mim, o conceito de growth é entender que todas as áreas contribuem para o crescimento de uma empresa", comenta Antoine no começo do vídeo.

Quando a cultura de growth surgiu dentro das startups, era comum que fosse uma área liderada por um profissional de marketing com maior aptidão técnica em relação às habilidades digitais e, assim, capaz de implementar testes com velocidade e conquistar resultados fora da curva. Por isso, os conceitos de hackear, modificar e adaptar ficaram ligados à área. No entanto, hoje se sabe que growth é mais sobre a metodologia de trabalho, como integrar diferentes áreas e estabelecer um processo que dê autonomia para o time entender os usuários por meio de dados, e validar hipóteses para alcançar objetivos de negócio.

"O marketing está muito mais focado no topo do funil, em awareness e aquisição, enquanto growth busca entender e otimizar o fluxo de entrada e saída de um usuário em um produto ou serviço", respondeu ele quando perguntado sobre a diferença entre os dois conceitos.

Dicas e cuidados necessários para uma boa estratégia de growth

É importante ficar de olho nos grandes profissionais de cada área para saber o que está sendo feito em diferentes startups e empresas ao redor do mundo. Como referências, Antoine indica acompanhar Andy Johns, Brian Balfour e Gustaf Alstromer. Independente do quanto já se conhece sobre o assunto, sempre vale a pena realizar benchmarks periódicos com outras startups por causa da conexão com profissionais brasileiros que trabalham na área e da troca de experiências sobre o que tem funcionado ou não.

Antes de estruturar e implementar uma estratégia de growth, Antoine recomenda que os profissionais da área se façam algumas perguntas: "Estou crescendo dentro do que eu gostaria? Eu sei o que está afetando o meu crescimento?". Essa é a melhor forma de entender se vale a pena o custo de criar um time totalmente voltado para isso, ou se você deve buscar outras formas de crescer com o que já tem nas mãos.