Opinião

5 coisas que aprendemos com a turma #5 do Programa de Residência

Conheça a Turma #5 do Programa de Residência. Foto de uma videoconferência com os participantes da turma.

Quando demos início à turma #5 do nosso Programa de Residência, em abril deste ano, não sabíamos dos desafios que encontraríamos pela frente. Não imaginávamos que, pela primeira vez, o programa aconteceria de forma totalmente remota, sem nenhum tipo de interação presencial. Lidar com o fato de que não teríamos a oportunidade de conhecer as startups e grande parte dos mentores pessoalmente foi, no mínimo, assustador. Mas podemos dizer que conseguimos. Depois de seis meses, encerramos a trajetória com um saldo extremamente positivo em termos de métricas, impacto e relacionamento produtivo fgentre nosso time e as startups.

Números conquistados pela turma do Programa de Residência, Turma #5.

Diante das circunstâncias, compartilhamos aqui os cinco maiores aprendizados que tivemos com esta turma:

1. Mesmo à distância, é possível conseguir bons resultados se todos estiverem dispostos.

Nosso maior desafio era formar uma comunidade com os fundadores, sem o elemento presencial, e estreitar a ponte, tão extensa em tempos de distanciamento, entre eles e os mentores. Além disso, precisávamos garantir que toda a estrutura e o suporte do nosso programa se mantivessem ao serem transferidos para o ambiente virtual.

  • Todas as participantes tiveram um crescimento significativo de receita em comparação com o mês em que o programa se iniciou. Os destaques são a Yubb e a Vittude, que tiveram um crescimento superior a 200% durante o programa – a segunda também dobrou o tamanho de sua equipe durante o período;

  • 4 startups levantaram fundos durante o programa, superando R$32MM em valor captado, com destaque para Gove, que alcançou o maior valor já captado para uma govtech no Brasil.

  • Linkana e Creators já haviam participado do Startup Zone (programa do Google for Startups dedicado a startups em estágio inicial) e evoluíram para participar de um programa mais avançado.

    • A Linkana se beneficiou dos serviços de Cloud para montar sua infraestrutura.

    • A Creators, além de ser uma das primeiras empresas a receber o aporte do Black Founders Fund, firmou uma parceria com a também residente Linker e com o YouTube.

2. É essencial ter um espaço de discussão e reflexão para de fato melhorar o processo de liderança.

Refletir sobre o processo de liderança foi muito importante para levar aos fundadores a base que necessitavam para estabelecer uma cultura organizacional sólida, pautando os valores da empresa e moldando processos de contratação.

  • Tivemos um Programa de Resiliência e Liderança com Punit Aggarwal, ex-Googler e Conselheiro na Founder Bay, dividido em três grupos de encontros ao longo de seis semanas para discutir desafios pessoais e de gestão de equipes.

  • Também implementamos uma reunião quinzenal, sem pauta definida, somente com os fundadores das startups. Durante essas reuniões, os desafios apresentados estavam ligados às áreas de recursos humanos e gestão de equipes, visando trazer soluções diversas por meio do conhecimento compartilhado.

  • Como exemplo prático de impacto em uma das startups, Monali Shah, mentora de People, trouxe para a Vittude novas ideias para guiar a contratação de pessoas e os ajudou a construir um novo organograma que fizesse sentido para o crescimento do time.

3. O produto é o rei, no Brasil ou em qualquer país do mundo. Por isso, especialistas de todos os lugares podem contribuir nesse quesito

Em termos de desenvolvimento de produto, conectamos as equipes de cada startup a mentores de diversos lugares do mundo para ajudá-las a chegar em soluções personalizadas para seus negócios.

  • Diego Rivas, Product Manager de Google Chrome, que foi mentor da Linkana e os ajudou a pensar em validação, priorização de features e experiência do usuário. A empresa também contou com especialistas do Google Cloud para falar de kubernetes (produto Open Source utilizado para automatizar a implantação, o dimensionamento e o gerenciamento de aplicativos em contêiner).

  • Anna Potanina, Googler e especialista em UX, trabalhou com a ChatClass para ajudar a estabelecer um roadmap do produto, contemplando todas as etapas de validação, pesquisas e jornada do usuário.

  • Indre Putrimaite, outra Googler especialista em UX, ajudou o time da Vittude a repensar a experiência do usuário no novo aplicativo lançado.

  • Ariel Lambrecht, Co-fundador da 99 e da Yellow, foi responsável por ajudar ChatClass e Linker na revisão da experiência do cliente, além de trazer insights para o grupo todo ligados a product led growth [do inglês, Como crescer a partir do produto].

4. Principalmente em momentos difíceis, as reuniões de OKR são fundamentais para nos ajudar a mapear as necessidades de cada participante.

As vendas foram um dos pontos mais desafiadores, considerando que o contexto de pandemia impactou diretamente alguns mercados e dificultou os processos vigentes. Durante as reuniões de OKR identificamos a importância do tema e a necessidade de trabalhá-lo com prioridade, e estabelecemos um roteiro que nos trouxe bons resultados.

  • Desafio: Como vender em um contexto pandêmico de forma a ajudar cada negócio a se manter sustentável no curto prazo.

  • Solução: Implementação da mentoria do Horácio Poblete, fundador da TrustVox, com o Programa Outbound, que consistiu em um curso de seis módulos. Durante essa mentoria, o especialista ajudou as empresas a estruturarem seu processo de vendas com foco em outbound (estratégia de prospecção ativa de clientes), contemplando desde a revisão da missão até e-mails de follow-up.

  • Resultado: Cinco startups (Gove, Convênia, Cuidas, Hrestart e Creators) tiveram toda sua estratégia e discurso de vendas repensados por inteiro e os frutos já começaram a ser colhidos antes mesmo do programa terminar.

5. Todos formamos uma só comunidade, mas não podemos esquecer que cada startup é diferente e requer estratégias distintas.

O marketing, certamente, foi um dos quesitos mais movimentados do programa, com o maior número de mentores ajudando as startups a implementarem estratégias totalmente personalizadas para cada modelo de negócio.

  • Vittude: Lucas Yokota, Executivo de Vendas do Google, trouxe insights do Google para ampliar a visão de growth da empresa. Além de falar especificamente sobre produtos Google, ele trouxe ideias para melhorias de landing pages e campanhas visando o aumento da conversão. Mariana Oliveira (Analytical Lead, Google) também ajudou a startup a configurar um Google Analytics com precisão, para metrificar mais precisamente os mais de 2MM de usuários que visitam o site por mês.

  • Yubb: Edu Paraske (Co-fundador da Consultoria 16.01, ex-Googler), e o Googler Nir Bitan trouxeram referências de mercado para a empresa ampliar seu tráfego e aumentar a aquisição de clientes em seu site. Victor Mello (Strategic Partner Manager, YouTube) também ajudou a melhorar a performance de canal de YouTube, que hoje conta com mais de 100 mil usuários.

  • Convênia: Edu Paraske e Carla Puttini (Industry Lead, Google) trouxeram provocações para revisão da proposta de valor do clube de benefícios, que resultaram na consolidação do plano de criar uma marca separada e com nova proposta de valor. A startup entrou no programa para iniciar um novo ciclo de inovação neste produto que hoje é um spin-off dentro da empresa. Além da oferta de valor que o produto já oferecia no começo do programa, o novo posicionamento permitirá novas fontes de receita e novos mercados que a startup poderá conquistar.

Vivenciar todas essas conquistas, mesmo à distância, nos ajudou a perceber que estamos trilhando o caminho certo aqui no Google for Startups. Ao fim do programa, acreditamos que não perdemos, em resultados, mesmo com tantos desafios enfrentados nesse cenário de incertezas. O legado que fica é de uma experiência positiva, apesar da distância e da impossibilidade de um contato presencial, mais próximo.

Nosso muito obrigado a todas as startups participantes, que confiaram seus produtos e negócios ao nosso time, e um até logo – afinal de contas, o Programa de Residência é apenas o início da jornada rumo ao crescimento!

Saiba mais sobre o Programa de Residência

Conheça todas as startups da turma: ChatClassConveniaCreatorsCuidasGoveHrestartLinkanaLinkerVittude e Yubb

Categorias:

América Latina Google Ads Google Analytics Google Cloud Opinião