Opinião

Google for Startups Brasil: há cinco anos acompanhando as conquistas e transformações do ecossistema

Relatório de Impacto: 5 Anos de Google for Startups no Brasil (2016 - 2021)

Faz cinco anos que o Google for Startups chegou ao Brasil, com o objetivo de desenvolver e acelerar cada vez mais o ecossistema de inovação do país. Em 2016, o nosso Campus foi inaugurado em São Paulo com o intuito de ser um espaço onde empreendedores e empreendedoras pudessem se conectar com o melhor do Google e, a partir disso, criar e implementar projetos que ajudassem a reinventar a forma como hoje nos relacionamos e desempenhamos tarefas cotidianas.

De 2016 pra cá, a relação dos brasileiros com a tecnologia se transformou e evoluiu muito. Os apps de mobilidade urbana se tornaram parte do cotidiano dos moradores de grandes cidades, as instituições financeiras digitais começaram a diversificar seus produtos e serviços, as redes sociais se tornaram relevantes canais de vendas, e apps de troca de mensagens passaram a ser ferramentas de trabalho. Sem falar nas tantas outras tarefas que passamos a incorporar como hábitos digitais como fazer compras, pedir comida, agendar consultas e exames, e até montar o próprio e-commerce.

Alguns dos dados dos 5 Anos do Google for Startups no Brasil.

A evolução do ecossistema empreendedor nesse período é incontestável. Há cinco anos, existiam cerca de cinco mil startups no país, hoje são mais de 13 mil. Quando começamos a atuar por aqui, o Brasil ainda não tinha nenhum unicórnio. Agora temos 15, mostrando a potência dos empreendedores e do mercado brasileiro. Além disso, vimos também os investidores anjo e fundos de investimento se multiplicarem, e testemunhamos o surgimento e fortalecimento de importantes organizações que apoiam fundadores e startups pelos quatro cantos do país.

É um privilégio enorme fazer parte dessa história e poder trabalhar lado a lado com mentes tão brilhantes, empreendedoras e dispostas a solucionar problemas e reinventar a forma como vivemos hoje e no futuro. Por meio dos nossos programas, pudemos não apenas entrar em contato com as mais diversas startups, nos mais diferentes estágios, mas também impactá-las positivamente, ajudando-as em suas jornadas de crescimento.

Apesar da crise desencadeada pela pandemia, as startups da nossa rede mostraram que os negócios digitais serão o motor da recuperação econômica do país: em 2020, elas tiveram um crescimento médio de receita de 17% em relação ao ano anterior. Ainda no mesmo ano, o capital médio levantado pelas startups da nossa rede foi 86% superior ao levantado por elas no primeiro ano de atuação do Google for Startups no Brasil.

Ao todo, olhando para os últimos cinco anos, as startups geraram mais de 15 mil empregos no país e receberam cerca de 35 bilhões de reais em investimentos.

Mais diversidade no ecossistema

É com muito orgulho da nossa trajetória que olhamos para esse relatório de impacto e constatamos que 100% das startups que já passaram pelos programas Google for Startups confirmam a missão de promover a diversidade e inclusão no ecossistema, e isso se reflete nos dados de diversidade das próprias startups.

A pesquisa Quem Coda o Brasil, da ThoughtWorks, fez um panorama geral da presença de diversidade em carreiras de tecnologia no país. De acordo com a pesquisa, a presença de mulheres em cargos de tecnologia é de apenas 32%. Em um patamar semelhante, está a participação de pessoas negras, que fica em 37%. A representatividade de pessoas da comunidade LGBTQIA+ fica em torno de 21%.

Dados de diversidade de startups que fazem parte da rede do Google for Startups.

E para onde vamos?

O impacto e a transformação proporcionados pelas startups na vida dos brasileiros são inquestionáveis e se materializam nas reinvenções de diversos segmentos. Isso é resultado de um ecossistema que se une cada vez mais para questionar o status quo, assim modificando e ajudando o mercado brasileiro a evoluir. Mas esse é apenas o começo. Mesmo com tantas conquistas alcançadas nesses cinco anos – e elas foram muitas, como mostram alguns dados do nosso relatório –, ainda temos um longo caminho pela frente.

Durante o desenvolvimento deste relatório, medimos a percepção de fundadores sobre alguns atributos relacionados ao ecossistema empreendedor ao longo dos anos. Foram medidos sete atributos. Para cada um, os respondentes da nossa pesquisa atribuíram uma nota e foi gerado um índice que varia de 0 a 10. E depois comparado os níveis em 2016 e 2021.

Avaliando essas respostas, foi possível notar evoluções significativas em como os fundadores de startups que passaram por programas do Google for Startups veem o setor, sendo a principal delas a densidade do ecossistema empreendedor, que hoje é notado como mais populoso e diverso.

Também há grande evolução em relação à facilidade de acesso a fundos de investimento e à disponibilidade de talentos. Até mesmo temas mais burocráticos, como o ambiente regulatório, que ainda é percebido como um entrave para o ecossistema, evoluiu na percepção dos fundadores das startups que fazem parte da nossa rede. Quando me deparo com esses dados, percebo o quanto foi feito em tão pouco tempo, e o potencial para seguirmos em frente ainda mais fortes ao longo dessa jornada.

Índice de evolução da percepção do ecossistema nos últimos 5 anos.

O espaço para crescer ainda mais em todos esses aspectos é imenso. Existe uma lacuna entre a oferta e a demanda de profissionais de tecnologias, bem como possibilidade de crescimento ainda maior nível de investimento no ecossistema brasileiro (0,04% do seu PIB), em comparação a outros mercados globais, como EUA (0,43%) e Alemanha (0,11%). Mas gosto de olhar para esses desafios como oportunidades de fazermos mais e melhor. Elas são o combustível para a sede das startups de reinventarem e solucionarem quaisquer que sejam os problemas ou desafios impostos. E, dessa forma, expandir cada vez mais nosso ecossistema.

Essas são apenas algumas das muitas conquistas que tivemos ao longo destes cinco anos, e dos desafios para os próximos. Tudo isso só foi possível graças ao suporte dos nossos apoiadores e mentores, e aos fundadores, que confiaram no Google for Startups como uma alavanca importante para o desenvolvimento de seus negócios. Esperamos seguir trilhando juntos esse caminho de transformação e inovação no Brasil.

Para conferir o relatório completo, incluindo uma análise de diversos setores da economia e quais os principais desafios para uma contínua evolução do ecossistema, clique aqui.

Saiba mais sobre os 5 anos do Google for Startups

Categorias:

America Latina Opinião